Com o passar do tempo a brincadeira passa a ser uma imitação do mundo que a rodeia, a criança brinca imitando aquilo que mostra ser atrativo a ela. Inicialmente a brincadeira é um ato individual, descompromissado, até mesmo egoísta, onde ela busca instintivamente o seu desenvolvimento pessoal. Mas com o seu desenvolvimento a criança passa ter outras expectativas do mundo, e passa assim a ser um ser social, ela interage com o mundo que a rodeia, e as suas brincadeiras passam a ser expressões desse mundo, imitação de seus ídolos, desmontar para simplesmente tentar arrumar as coisas. Mas como ser sociável, ele passa a interagir com outras crianças, suas brincadeiras ficam cada vez mais complexas, para interagir com o outro é necessário criar regras, métodos, portanto desta forma, e por isso, brincar torna-se um novo meio de aprender a conviver com uma sociedade que naturalmente necessita de regras a serem seguidas, as brincadeiras passam a jogos complexos.
A criança cresce e à ela são dadas novas "responsabilidades", acordar, cedo, ir a escola, fazer as tarefas, mas brincar continua a ser o seu momento favorito, e continua a aprender nesses momentos, e hoje a importância dos momentos de jogos e brincadeira é reconhecido por profissionais da educação, psicólogos e outros profissionais que lidam com a formação humana, de tal forma que hoje diferentes profissionais estudam e usam dos jogos e brincadeiras para "lidar", ensina as crianças.
Este aprendizado que chamamos de aprendizagem lúdica, cada vez mais usada e explorada nas escolas. Mas indiferente da ajuda e importância do brincar para o desenvolvimento infantil, o principal fato é que, brincar é com certeza o melhor que se tem a fazer quando se é criança. Assim como dizia Claparède: "Nada mais sério que uma criança brincando". E nunca esqueça: "se você pode sonhar, pode fazer" (Walt Disney).
Artigo por Cleber Mena Leão Junior - quinta-feira, 22 de novembro de 2012.
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“Isso podemos verificar hoje, as crianças não sabem
brincar, não conhecem brincadeiras antigas seus passa tempo são tecnológicos,
tablet, note, celular, e isso impossibilita ate mesmo exercitar”.
Quando se brinca adquirem coordenação motora, equilíbrio,
locomoção e principalmente são mais felizes.
Felicidade e brincar em sociedade, e saber dividir,
somar, interagir, criar.
Quantas vezes nos pegamos, nossa como éramos felizes e não
sabíamos, corríamos, pulávamos cordas, taco na rua, altas horas em grupos
brincando e correndo, hoje não há espaços para isso e segurança nas ruas já não
temos.
“Como deixar nossos filhos termos a mesma liberdade nossa
nos dias de hoje quando não são possíveis.”
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